os recentes estudos e pesquisa na área da Tecnologia Assistiva têm proporcionado o desenvolvimento de produtos, serviços, práticas e concepções responsáveis por muitas mudanças na vida das pessoas com deficiência. nos últimos anos, tenho o privilégio de acompanhar essas mudanças cotidianamente, através do trabalho que desenvolvo com pessoas cegas.
embora faça parte do cotidiano de um significativo contingente populacional, a Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento ainda pouco pesquisada e difundida, sobre a qual muito ainda precisa ser discutido, principalmente no âmbito da educação. em se tratando dessas teconologias, os conceitos, legislação e práticas de atuação ainda são pouco conhecidas da sociedade em geral. dentre os muitos são os aspectos que precisam ser estudados/refletidos num debate que envolve tantas outras questões referentes à acessibilidade, educação e inclusão social de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos etc.
é nesse contexto que no seminário sobre Tecnologia Assistiva abordaremos: concepções socioculturais sobre o que é ser deficiente, suas implicações no contexto educacional, político e também da evolução tecnológica da qual essas pessoas não estão alheias.
tomamos como principal referência o trabalho do
profº Teófilo Galvão Filho: http://www.galvaofilho.net/

Estou bem empolgado para o assistir e discutir com vocês o tema!
ResponderExcluirConfesso que não tenho muita aproximação com o mesmo e aproveitarei a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas/preconceitos que tenho. Quero escrever minah experiência de aprendizagem a partir do trabalho de voc6es no meu blog, me ajudem quanto a isso! (Estou usando o plural porque além de você, moça, há nossa colega Priscila em sua equipe).